Estudo da Arcserve mostra varejo despreparado contra ataques cibernéticos

Gostou do conteúdo, compartilhe já:

O estudo, que inclui executivos brasileiros, identificou a necessidade urgente de uma maior proteção dos dados do setor de varejo

A Arcserve, fornecedora global de backup, recuperação e armazenamento imutável de dados contra ransomware, divulgou os resultados obtidos junto ao segmento varejo em uma pesquisa global independente anual. O estudo, que inclui executivos brasileiros, identificou a necessidade urgente de uma maior proteção dos dados do setor de varejo. Ele revela uma falta de preparação e de confiança nas estratégias de backup e recuperação de dados, levantando preocupações sobre o atual estágio das medidas adotadas para proteger dados confidenciais de clientes e dos negócios.

Os varejistas devem revisar urgentemente seus planos de recuperação de desastres para enfrentar o atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução

A pesquisa aponta que 54% dos executivos de varejo participantes foram alvo de ataques de ransomware nos últimos 12 meses, com 26% dos ataques resultando no comprometimento de dados e com um quarto dos executivos confirmando o pagamento de resgate. Chamou a atenção também que 66% dos executivos de varejo entrevistados não se mostraram muito confiantes em suas capacidades de recuperar todos os dados perdidos no caso de um ataque de ransomware.

Ainda em relação à recuperação parcial de dados, quase metade dos executivos de varejo (42%) admitiu ser incapaz de recuperar todos os dados durante seu último incidente de perda de dados significativo. Pior: 57% relataram que não têm planos de recuperação de desastres bem documentados ou atualizados, sendo que 72% revelaram que não têm metas específicas de resiliência de dados dentro de suas estratégias de dados e backup.

“Nossa pesquisa mais recente é mais do que uma advertência, é um chamado à ação. Os varejistas devem revisar urgentemente seus planos de recuperação de desastres para enfrentar o atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução. A resiliência de dados não é algo desejável mas, sim, um requisito de negócios inegociável com objetivos claros e mensuráveis. Não espere uma crise para testar seus protocolos de recuperação. Torne isto uma prática regular, semelhante às simulações de incêndio. Ao tomar essas medidas, os varejistas fazem mais do que proteger seus resultados: eles mantêm a confiança de seus clientes.”, disse Aftab Alam, diretor de Produtos da Arcserve.

Entre as recomendações para o setor de varejo geradas pela pesquisa da Arcserve estão a constante revisão e atualização dos planos de recuperação de desastres, a definição de metas específicas de resiliência de dados dentro de estratégias de dados e de backup para minimizar possíveis perdas; e a adoção de procedimentos de recuperação de teste, para garantir uma recuperação perfeita e orquestrada quando esta necessidade surgir.

Fonte: INFORCHANNEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *