Millennials e Geração X impulsionam uso de VPN

Gostou do conteúdo, compartilhe já:

Segundo pesquisa da NordVPN, nos últimos dois anos mais de 30% dos brasileiros adotou ferramenta de proteção de Dados e privacidade na internet

Manter o sigilo das informações na web e estar protegido de golpes virtuais parece ser uma preocupação de grande parcela da população do País, já que o uso de ferramentas de VPN cresceu de 2021 para até agora.

Segundo pesquisa da NordVPN, especialista em cibersegurança e provedor de serviços VPN, mais de 60 milhões de brasileiros utilizam algum serviço de VPN, o que representa um terço da população. Nos Estados Unidos, os líderes em conscientização e uso de VPN, onde a tecnologia é popular há mais tempo, um terço das pessoas utiliza VPN para navegar online.

Algumas pessoas ainda escolhem VPNs gratuitas em vez das pagas, e outras só usam VPNs no trabalho e esquecem da importância de uma internet segura em casa 

Tanto no Brasil quanto nos Estados são os millennials (Geração Y) e pós-boomers (Geração X) que conhecem e fazem uso das VPNs. Aliás, um dado interessante do estudo mostrou que a Geração Z, considerada a mais digitalmente ativa, têm os piores hábitos de VPN nos Estados Unidos. Eles usam principalmente VPNs gratuitas, expondo-se potencialmente a vários riscos de privacidade e segurança.

No Brasil, a segurança é uma questão fundamental para os usuários de VPN, 46% dos entrevistados afirmaram que usam VPN para proteger seus dispositivos e contas online. No entanto, os brasileiros recorrem às opções gratuitas, menos efetivas, 52,4% dos usuários de VPN escolhem serviços de VPN gratuitos, enquanto apenas 39% pagam por provedores de VPN e 12,2% usa serviços de VPN Corporativos.

“A conscientização sobre VPNs está crescendo porque mais pessoas se preocupam com a segurança dos Dados que postam online. No entanto, os hábitos de uso podem ser melhores: algumas pessoas ainda escolhem VPNs gratuitas em vez das pagas, e outras só usam VPNs no trabalho e esquecem da importância de uma internet segura em casa”, diz Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN.

A Pesquisa
O levantamento anual de uso de VPN da NordVPN é um projeto internacional comissionado para ajudar a descobrir e entender os hábitos de uso de VPN e tendências anuais, assim como identificar problemas com o uso da tecnologia VPN. O estudo, realizado pela primeira vez em 2020, e foi realizada em 18 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e foram entrevistadas 151.400 pessoas.

Veja benefícios do uso de VPN
Uma VPN criptografa sua conexão com a Internet, dificultando que terceiros vejam sua atividade online. Ela também oculta seu endereço IP, substituindo-o pelo endereço do servidor VPN e impedindo que outras pessoas identifiquem facilmente sua localização online. O uso de uma VPN auxilia a proteger sua identidade e oculta suas atividades online de golpistas, bisbilhoteiros e até mesmo de seu provedor de serviços de Internet.

Uso de Wi-Fi público com mais segurança
Uma VPN cria um túnel seguro e criptografado entre seu dispositivo e o servidor, o que significa que é possível usar o Wi-Fi público de uma forma mais segura. Uma conexão pública raramente oferece as precauções de segurança necessárias, podendo expor dados a várias ameaças. No entanto, uma VPN protege sua conexão com a Internet (mesmo em Wi-Fi público), limitando os riscos presentes em hotspots públicos.

Economizar dinheiro em reservas de férias
Uma VPN permite conexão a um servidor em outro País para encontrar melhores preços e ofertas. O processo pode demorar um pouco mais do que comprar sem uma VPN, mas você pode economizar muito mais dinheiro.

Acessar conteúdo com segurança enquanto viaja
As plataformas e sites utilizados em casa podem não estar disponíveis no exterior, limitando onde você pode ir e por quanto tempo. Conectar-se a uma VPN permite alterar seu endereço IP e localização virtual, fazendo parecer que está navegando no local desejado. Quando estiver no exterior, é possível se conectar ao servidor do País de origem e acessar o conteúdo que normalmente assistiria ou leria com segurança de qualquer lugar do mundo.

Fonte: INFORCHANNEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *