Programas de Canais incentivam aproveitamento das iniciativas de revisão de custos e transformações empresariais dos grandes clientes, para escalar e expandir os projetos a partir do histórico de relacionamento nas contas corporativas
Trabalhar as ofertas de armazenamento, Computação de Borda e outras soluções conforme as questões estratégicas que mais inquietam os clientes – como múltiplas Nuvens, IA e Segurança – foi o eixo da conversa com os Canais corporativos no Dell Techonologies Forum 2023, que ocorreu nesta semana, em São Paulo. Enquanto os anúncios relacionados a plataformas para GenAI – Inteligência Artificial Generativa, se destacaram na agenda geral, os desdobramentos da Partner First Strategy for Storage foram um dos focos dos parceiros.
“Hoje, 99% das contas da Dell no Brasil se enquadram nessa estratégia”, estima Luciane Dalmolin, que está na fabricante desde 2007 e, no final de junho deste ano, assumiu o cargo de diretora de Canais para o Brasil. A rede de parceiros da Dell no Brasil inclui cerca de cinco mil revendas e 150 “metálicos”, ou Gold, Platinum e Titanium, que contam com arquitetos certificados e atendem às contas empresariais.
Com ChatGPT e Bard, as perspectivas de usar a tecnologia com Dados e modelagens proprietárias são o foco dos profissionais de infraestrutura
A executiva menciona que nos últimos 12 meses, o programa Partner of Record, que direciona as oportunidades conforme o histórico de relacionamento com os clientes, praticamente quadruplicou. Além das soluções de storage para Dados Estruturados e não Estruturados, o programa Partner First, anunciado no início de agosto, inclui os produtos de Proteção de Dados e as plataformas Hiperconvergentes – HCI.
Dalmolin destaca que, conforme a nova estratégia, os profissionais de venda da Dell têm uma bonificação mais vantajosa quando promovem as vendas por meio de parceiros. “As plataformas de storage são soluções de implementação complexa. O sucesso nos projetos abre espaço para o parceiro entrar com ofertas fim a fim”, observa.
A diretora de Canais acrescenta que a proximidade com os clientes também é importante para se alinhar às estratégias de inovação e aos orçamentos. “Um dos grandes diferenciais de nossa engenharia é a escalabilidade. Os parceiros devem olhar oportunidades em projetos ou na solução de problemas específicos, que podem se expandir conforme os resultados. Por isso é importante estarmos juntos”, diz. E complementa: “Nenhum concorrente tem portfólio fim a fim. Nossos parceiros podem atuar em diversas áreas e projetos”.
Custos previsíveis na multicloud
De centavo em centavo, as faturas de serviços dos provedores de Nuvem pública levam às empresas a uma revisão sobre a distribuição dos workloads. A combinação de Nuvens públicas, privadas e híbridas é irreversível. “O que vemos agora é um questionamento da onda do cloud first. Os custos de alguns modelos on demand têm crescido mais do que os próprios negócios e há uma pressão enorme da gestão financeira”, diagnostica Diego Puerta, presidente da Dell Brasil. “Evitamos falar de ‘repatriação”, porque não vemos essas decisões [de retornar tudo da Nuvem ao Data Center próprio] na prática. O que as empresas buscam é ‘recalibrar’ a distribuição”, define.
A diretora de Canais da Dell Brasil pondera que em paralelo às questões de custo de provisionamento, áreas como DevOps e Criação de Produtos já se acostumaram à agilidade de contratação de recursos da Nuvem. Nesse contexto, ela destaca a alternativa do modelo Dell Apex, que permite a aquisição de tecnologias no modelo como serviço.
Inteligência e recursos onde se precisa
Com a popularização e a experiência de uso de ferramentas genéricas de GenAI, como ChatGPT e Bard, as perspectivas de usar a tecnologia com Dados e modelagens proprietárias são o foco dos profissionais de infraestrutura. “GenIA implica processamento e muito storage”, lembra Dalmolin.
Além das Nuvens públicas e privadas, em muitos casos de uso os datasets e Modelagens fazem mais sentido quando executados localmente. Outras aplicações, como Automação, redes privadas 5G e IoT, também geram demanda de soluções de Edge Computing.
Embora a Dell não atue no segmento de produtos de Cibersegurança como firewall ou solução de proteção Avançada Contra Ameaças – ATP, as ofertas de Proteção de Dados, assim como os recursos de resiliência de servidores e armazenamento, são também destacados como grandes pontos de entrada ou expansão dos negócios nas contas.
Fonte: INFORCHANNEL.