O VeeamON Tour reuniu distribuidores, integradores, revendas, fabricantes e clientes, que discutiram sobre a importância estratégica do backup e apresentaram casos de sucesso
A Veeam Software, empresa de proteção de dados e recuperação de ransomware, realizou na terça-feira (19/9), em São Paulo, mais uma edição do VeeamON Tour Expand, um grande encontro da comunidade de recuperação de dados e que reuniu especialistas no assunto para trocar insights sobre a importância estratégica do backup e recuperação de dados, além de mostrar as principais tendências e tecnologias do setor.
O evento contou com o apoio de grandes parceiros como Adistec Brasil, CLM, Pure Storage, Exagrid, AWS, Lenovo, AMD, Nutanix, HPE, Ingram Micro, Object First, GPS IT, Pise 4, Compwire, 3Structure, Binário, Clear IT, Nextios, Penso, Grupo Facimus, Quales, Seprol, Core Tech e Added.
Na abertura do evento, José Leal Júnior, country manager da Veem Software Brasil, contou um pouco sobre a empresa. “Este anos completamos 11 anos de Brasil, a Veeam está presente nas empresas da Fortune 500 e Global 2000, com presença em mais de 180 países, com mais 450 mil clientes no mundo, sendo 4,5 mil no Brasil”, informou. “A Veeam foi nomeada pelo Gartner pela sétima vez consecutiva líderes em backup e recovery. Também importante é o nosso posicionamento na IDC, neste primeiro semestre fomos eleitos líderes globais no mercado de Data Replication em Software Protection. Temos 12% do market share mundial, o que nos coloca na primeira posição. Temos crescido no mundo e na América Latina – crescemos 30,5% na América Latina e 31,4% no Brasil”, contou o executivo.
O Veeam Backup for Microsoft 365 fornece os pontos de recuperação (RPO) mais baixos, o conjunto mais amplo de opções de recuperação e flexibilidade para fazer backup dos dados do Microsoft 365 em qualquer local
Jeff Reichard, diretor de Enterprise Strategy da Veeam America, deu um panorama das ameças cibernéticas, com base no relatório Veeam 2023 Ransomware Trends Report, que compartilha informações de 1,2 mil organizações afetadas e quase 3 mil ataques cibernéticos, tornando-o um dos maiores relatórios desse tipo. A pesquisa examina as principais conclusões desses incidentes, seus impactos nos ambientes de TI e as etapas tomadas ou necessárias para implementar estratégias de proteção de dados que garantam a resiliência dos negócios. Este relatório de pesquisa abrange quatro funções diferentes envolvidas na preparação e/ou mitigação cibernética, incluindo profissionais de segurança, CISOs ou executivos de TI semelhantes, profissionais de operações de TI e administradores de backup.
Pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o estudo, a maioria (80%) das organizações pesquisadas pagou o resgate para acabar com um ataque e recuperar seus dados – 4% a mais em relação ao ano anterior –, apesar de 41% das organizações terem uma política de não pagar em caso de ransomware. Ainda assim, enquanto 59% pagaram o resgate e conseguiram recuperar os dados, 21% pagaram o resgate, mas não recuperaram os dados dos cibercriminosos. Além disso, apenas 16% das organizações evitaram pagar resgate, porque conseguiram se recuperar com os backups. Infelizmente, a estatística global de organizações capazes de recuperar dados sem pagar resgate caiu de 19% na pesquisa do ano passado.
Segundo o relatório, após um ataque de ransomware, os líderes de TI têm duas opções: pagar o resgate ou restaurar a partir do backup. No que diz respeito à recuperação, a pesquisa revela que em quase todos (93%) os eventos cibernéticos, os criminosos tentam atacar os repositórios de backup, resultando em 75% da perda de pelo menos alguns de seus repositórios de backup durante o ataque e mais de um terço (39%) dos repositórios de backup sendo completamente perdidos.
Ao atacar a solução de backup, os invasores removem a opção de recuperação e basicamente forçam o pagamento do resgate. Embora as práticas recomendadas – como proteger credenciais de backup, automatizar varreduras de detecção cibernética de backups e verificar automaticamente se os backups são restauráveis – sejam benéficas para proteger contra ataques, a principal tática é garantir que os repositórios de backup não possam ser excluídos ou corrompidos. Para fazer isso, as organizações devem se concentrar na imutabilidade. A boa notícia é que, com base nas lições aprendidas com as vítimas – 82% usam Nuvens imutáveis, 64% usam discos imutáveis e apenas 2% das organizações não possuem imutabilidade em pelo menos uma camada de sua solução de backup.
Soluções
O evento mostrou diversos cases de clientes apresentados juntamente com parceiros de canais e fornecedores de tecnologia que a Veeam mantém alianças estratégicas. Entre as soluções mais comentadas estava a nova versão do Veeam Data Platform, lançada em fevereiro. Trata-se de uma plataforma única que oferece segurança de dados, recuperação e recursos de Nuvem híbrida. O Veeam Data Platform, que inclui o Veeam Backup & Replication (VBR) v12, oferece backup e a recuperação mais rápida e confiável para manter os negócios funcionando. Ele reúne as ferramentas mais recentes da Veeam em uma solução única robusta, oferecida em três edições em nível Enterprise para proteger aplicativos de Nuvem, máquina virtual, SaaS, on-premises e aplicações em Kubernetes em ambientes de TI cada vez mais complexos, além do crescente número de desafios enfrentados por todas as organizações, seja interrupções por erros ou ransomware.
As três edições Enterprise são: Foundation, Advanced e Premium. Todas contêm Backup & Replication e Instant Recovery da Veeam; as versões Advanced e Premium também têm recursos avançados em resiliência, incluindo monitoramento, análise e recuperação.
– A Foundation Edition oferece a proteção de dados mais completa do setor com VBR v12, que adiciona mais de 500 novos recursos e aprimoramentos.
– A Advanced Edition combina o VBR com o Veeam ONE (ONE) para oferecer aos clientes monitoramento e observabilidade profundos e inteligentes para identificar e resolver quaisquer problemas de backup ou recuperação antes que eles aconteçam.
– A Premium Edition oferece o que há de mais avançado em recursos modernos de proteção e recuperação de dados corporativos como a principal oferta com VBR, ONE e Veeam Recovery Orchestrator (VRO). Com base nas outras edições, o Premium adiciona a automação completa do processo de recuperação de dados com objetivos de ponto de recuperação (RPOs) próximos de zero, automatizando testes e fornecendo resiliência de dados completa, com a confiança da recuperação com um clique. Os clientes da edição Premium também são elegíveis para a nova Garantia Veeam Ransomware, que cobre o custo de recuperação de dados em até US$ 5 milhões, em caso de ransomware ou ataque cibernético.
Outra solução que despertou a atenção no evento foi o Veeam Backup for Microsoft 365 com o recém-lançado Microsoft 365 Backup por meio de suas APIs de backup para oferecer aos clientes e parceiros novos recursos para backup, recuperação, proteção contra ransomware e continuidade de negócios. A Veeam planeja utilizar essa integração para oferecer mais inovações e experiências aos clientes da Microsoft, que precisam da melhor proteção de dados e recuperação de ransomware para manter seus negócios funcionando.
Segundo informações, o Veeam Backup for Microsoft 365 é líder em backup do Microsoft 365 e está sendo usado para proteger mais de 15 milhões de usuários. Essa adoção reflete a responsabilidade compartilhada dos clientes de proteger seus dados críticos do Microsoft 365, eliminando o risco de perda de dados do Microsoft 365, incluindo Microsoft Exchange Online, SharePoint Online, OneDrive for Business e Microsoft Teams. O Veeam Backup for Microsoft 365 fornece os pontos de recuperação (RPO) mais baixos, o conjunto mais amplo de opções de recuperação e flexibilidade para fazer backup dos dados do Microsoft 365 em qualquer local.
Kubernetes também foi um tema abordado no evento. O Kubernetes Kasten K10 V6.0 inclui recursos que ajudarão os clientes a dimensionar a proteção de dados nativos da Nuvem com mais eficiência, proteger melhor seus aplicativos e dados contra ataques de ransomware e aumentar a acessibilidade adicionando novas integrações nativas da Nuvem.
O Kubernetes foi projetado para permitir maior produtividade, ajudando as empresas a dimensionar a automação para gerenciar implementações muito grandes encontradas em ambientes conteinerizados. O Kubernetes agora conquistou o status de padrão do setor, à medida que a arquitetura nativa da Nuvem alimenta a modernização generalizada de aplicativos.
O Kasten K10 V6.0 preenche a necessidade de maior eficiência operacional e resiliência de negócios em ambientes nativos da Nuvem. A solução apresenta recursos recentemente aprimorados para realizar backup e recuperação de desastres com políticas inteligentes, ampliar os recursos de detecção de ameaças e manter a liberdade de escolha em termos de seleção dos melhores componentes da infraestrutura subjacente.
Fonte: INFORCHANNEL.