Intel planeja tornar a IA mais acessível e levá-la a todos os lugares

Gostou do conteúdo, compartilhe já:

No evento Intel Innovation, a empresa revelou tecnologias para levar a IA a todos os lugares e torná-la mais acessível em todas as cargas de trabalho

À medida que o mundo experimenta uma mudança geracional para a Inteligência Artificial (IA), cada um participa numa nova era de expansão global possibilitada pelo silício. É a “Siliconomia”, onde os sistemas alimentados pela IA são imbuídos de autonomia e agência, ajudando-nos em tarefas baseadas no conhecimento e físicas como parte dos nossos ambientes quotidianos.

Na terça-feira (19/9) no evento Intel Innovation, a empresa revelou tecnologias para levar a IA a todos os lugares e torná-la mais acessível em todas as cargas de trabalho – desde o cliente e a Borda até a rede e a Nuvem. Isso inclui acesso fácil a soluções de IA na Nuvem, melhor desempenho de preço para aceleradores de IA de Data Center da Intel do que os oferecidos pela concorrência, dezenas de milhões de novos PCs Intel habilitados para IA enviados em 2024 e ferramentas para alimentar com segurança implantações de IA na Borda.

A oportunidade para a Edge Computing é imensa, alimentada pela procura de automatização de sistemas e análise de dados através de IA. Com o kit de ferramentas para desenvolvedores OpenVino, a Intel está tornando a IA na Borda ainda mais acessível

A IA requer uma ampla gama de soluções desenvolvidas tendo em mente a abertura e a segurança para acelerar a inovação. O portfólio de hardware e software habilitador de IA da Intel – desde CPUs, GPUs e aceleradores até o modelo de programação oneAPI, kit de ferramentas para desenvolvedores OpenVino e bibliotecas que capacitam o ecossistema de IA – fornece soluções competitivas, de alto desempenho e de padrões abertos para os clientes implantarem IA rapidamente em escala.

Intel Developer Cloud em disponibilidade geral

A Intel anunciou a disponibilidade geral do Intel Developer Cloud, que oferece aos desenvolvedores um caminho fácil para testar e implementar aplicativos e soluções de IA e computação de alto desempenho nas mais recentes CPUs, GPUs e aceleradores de IA da Intel. Os desenvolvedores também podem aproveitar ferramentas de ponta para permitir IA e desempenho avançados. Os detalhes são:

– A Intel Developer Cloud é construída sobre uma base de unidades de processamento central (CPUs) avançadas desenvolvidas especificamente para IA, unidades de processamento gráfico (GPUs) e processadores Intel Gaudi2 para aprendizagem profunda, juntamente com software e ferramentas abertas. O ambiente de desenvolvimento em Nuvem também fornece acesso às mais recentes plataformas de hardware Intel, como os processadores escaláveis ​​Intel Xeon de 5ª geração (codinome Emerald Rapids), que estarão disponíveis na Intel Development Cloud nas próximas semanas e serão lançados em 14 de dezembro e Intel Data Center GPU Max Series 1100 e 1550.

– Os desenvolvedores podem usar o Intel Developer Cloud para criar, testar e otimizar aplicações de IA e computação de alto desempenho. Eles também podem executar treinamento de IA de pequena a grande escala, otimização de modelos e cargas de trabalho de inferência que são implementaadasantadas com desempenho e eficiência.​ Em uma base de software aberto com oneAPI – o modelo aberto de programação multiarquitetura e multivendor – o Intel Developer Cloud oferece opções de hardware e liberdade de modelos de programação proprietários para suportar computação acelerada e reutilização e portabilidade de código.​

Momento do cliente e do desempenho no Data Center

A Intel anunciou atualizações de desempenho de IA e impulso da indústria para seu portfólio de produtos de Data Center e IA, incluindo Intel Gaudi2 e 3, Intel Xeon de 4ª geração; Intel Xeon de 5ª geração; e processadores Xeon de geração futura, codinome Sierra Forest e Granite Rapids. Os detalhes são:

– A Intel anunciou que um grande supercomputador de IA será construído inteiramente com processadores Intel Xeon e 4 mil aceleradores de hardware Intel Gaudi2 AI, com Stability AI como cliente âncora.

– A Dell Technologies e a Intel estão colaborando para oferecer soluções de IA para atender os clientes onde quer que estejam em sua jornada de IA. Os sistemas PowerEdge com Xeon e Gaudi darão suporte a cargas de trabalho de IA que vão desde treinamento em larga escala até inferência de nível básico.

– Alibaba Cloud relatou o Xeon de 4ª geração como uma solução viável para inferência de modelo de linguagem grande (LLM) em tempo real em sua plataforma de serviço de modelo DashScope, com o Xeon de 4ª geração alcançando uma aceleração de 3x no tempo de resposta devido ao seu Intel Advanced integrado a aceleradores Matrix Extensions (Intel AMX) e outras otimizações de software.

–  O Granite Rapids incluirá núcleos de desempenho (P-cores) líderes do setor, oferecendo melhor desempenho de IA do que qualquer outra CPU e um aumento de 2x a 3x em relação ao Xeon de 4ª geração para cargas de trabalho de IA.

Novas experiências de IA com processadores Intel Core Ultra

A Intel inaugurará a era do PC com IA com os próximos processadores Intel Core Ultra, de codinome Meteor Lake, apresentando a primeira unidade de processamento neural integrada da Intel, ou NPU, para aceleração de IA com eficiência energética e inferência local no PC. A Intel confirmou que o Core Ultra será lançado em 14 de dezembro.

– Core Ultra oferece computação de IA de baixa latência, independente de conectividade e com maior privacidade de dados.

– Core Ultra integra um NPU ao silício do cliente pela primeira vez. A NPU foi construída para permitir baixo consumo de energia e alta qualidade e fornecer experiências de PC totalmente novas. É ideal para cargas de trabalho que migram da CPU e que precisam de maior qualidade ou eficiência, ou para cargas de trabalho que normalmente seriam executadas na nuvem devido à falta de computação eficiente do cliente.

– Core Ultra representa um ponto de inflexão no roteiro de processadores clientes da Intel: é o primeiro design de chiplet cliente habilitado pela tecnologia de empacotamento Foveros. Além do NPU e dos grandes avanços no desempenho com eficiência energética graças à tecnologia de processo Intel 4, o novo processador traz desempenho gráfico de nível discreto com gráficos Intel Arc integrados.

A arquitetura desagregada do Core Ultra oferece um equilíbrio entre desempenho e potência em tarefas orientadas por IA:

– A GPU possui paralelismo de desempenho e taxa de transferência, ideal para IA infundida em mídia, aplicativos 3D e pipeline de renderização.

– O NPU é um mecanismo de IA dedicado de baixo consumo para IA sustentada e descarregamento de IA.

– A CPU tem uma resposta rápida, ideal para tarefas de IA leves, de inferência única e baixa latência.

– A Intel destacou uma colaboração com a Acer para trazer IA para seus próximos sistemas Core Ultra, mostrando como o novo recurso de software “Acer Parallax” usa o NPU para adicionar uma aparência 3D às imagens do usuário.

Potencializando a IA na Borda

A oportunidade para a Edge Computing é imensa, alimentada pela procura de automatização de sistemas e análise de dados através de IA. Com o kit de ferramentas para desenvolvedores OpenVino, a Intel está tornando a IA na Borda ainda mais acessível. Os downloads do kit de ferramentas OpenVino para desenvolvedores tiveram um aumento de 90% ano após ano somente no ano passado. Os detalhes:

– OpenVINO 2023.1, desenvolvido com oneAPI, torna a IA generativa mais acessível para cenários do mundo real, permitindo que os desenvolvedores escrevam uma vez e implementem em uma ampla variedade de dispositivos e aplicações de IA.

– Disponível para download em OpenVino.ai, aproxima a Intel da visão de qualquer modelo em qualquer hardware e em qualquer lugar.

– OpenVINO 2023.1 permite que os desenvolvedores otimizem os modelos padrão PyTorch, TensorFlow ou ONNX e oferece suporte completo para os futuros processadores Core Ultra. Ele também fornece mais técnicas de compactação de modelo, suporte aprimorado de GPU e consumo de memória para formas dinâmicas, bem como mais portabilidade e desempenho para execução em todo o continuum de computação: Nuvem, cliente e Borda.

Fonte: INFORCHANNEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *