Para 90% dos entrevistados o mainframe continua essencial para suas operações comerciais devido aos seus altos níveis de segurança, confiabilidade e desempenho
A Kyndryl, provedora mundial de serviços de infraestrutura de TI, revelou as conclusões de sua pesquisa e análise global inaugural do estado atual e futuro da modernização de mainframe para empresas. A pesquisa realizada com 500 líderes empresariais e de TI conclui que a maioria das organizações está adotando uma abordagem híbrida para a modernização de mainframe, e os entrevistados relataram ter alcançado coletivamente US$ 12,5 bilhões em economias de custos.
No atual ambiente empresarial competitivo e em rápida mudança, em que muitos líderes estão reconsiderando as opções de gastos, as empresas continuam a procurar formas de iniciar ou acelerar a sua jornada de modernização do mainframe para impulsionar maior eficiência, agilidade e inovação. De acordo com a pesquisa da Kyndryl, à medida que as empresas buscam transformar seu ambiente de mainframe:
Encontrar um consultor e integrador confiável com profundo conhecimento e experiência é a chave para o sucesso – não importa onde as organizações estejam em sua jornada e como pretendem executar sua transformação
– 95% dos entrevistados estão migrando pelo menos alguns de seus aplicativos de mainframe para Nuvem ou plataformas distribuídas, em média 37% de suas cargas de trabalho. Apenas 1% dos entrevistados planeja retirar totalmente todas as cargas de trabalho do mainframe.
– 90% dos entrevistados afirmam que o mainframe continua essencial para suas operações comerciais devido aos seus altos níveis de segurança, confiabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que têm flexibilidade para migrar para plataformas em Nuvem para obter eficiência.
As empresas que procuram atualizar as suas operações de missão crítica estão abordando a modernização de três formas: modernizando no mainframe, integrando-se com os hiperscaladores ou migrando para a Nuvem. Quase todos os entrevistados utilizam uma combinação de abordagens, considerando as capacidades de cada plataforma e adaptando os projetos às suas necessidades comerciais e técnicas.
Uma observação importante é que, independentemente da abordagem de modernização do mainframe escolhida, as empresas reportam custos reduzidos e aumento da rentabilidade entre 9% e 11%. A economia média anual de custos por organização é de US$ 25 milhões, mostrando que a modernização do mainframe produz um retorno positivo sobre o investimento. Além dos benefícios financeiros, os inquiridos indicam que a transformação está alimentando a inovação, permitindo-lhes tirar partido de uma maior escalabilidade e de um tempo de colocação no mercado mais rápido.
A pesquisa da Kyndryl revela que os entrevistados compartilham uma preocupação comum com relação à segurança, independentemente do caminho de transformação que escolherem. A segurança é o fator mais importante observado (49%) na definição da estratégia de transformação de uma organização. Ao mesmo tempo, é um dos elementos mais cruciais para o sucesso de um projeto de modernização de mainframe e o tema mais popular para formação e melhoria de competências.
As preocupações com o declínio das competências em mainframe também são citadas como um grande desafio para mais de metade das organizações inquiridas, e esta lacuna de competências representa oportunidades de emprego para talentos técnicos em ascensão. Na verdade, 74% dos entrevistados afirmam que dependem de empresas externas para os apoiar na transformação devido aos seus desafios de competências.
“Nossa pesquisa revela que os mainframes se tornam cada vez mais parte integrante dos ambientes de Nuvem híbrida e continuam a gerar valor para os negócios. No entanto, a falta de uma força de trabalho qualificada para apoiar e proteger estes ambientes de missão crítica é uma causa significativa de ansiedade para muitas empresas”, disse Petra Goude, líder global de Prática para Core Enterprise & zCloud na Kyndryl. “Encontrar um consultor e integrador confiável com profundo conhecimento e experiência é a chave para o sucesso – não importa onde as organizações estejam em sua jornada e como pretendem executar sua transformação. A pesquisa mostra que manter o status quo não é um caminho para a modernização ou o crescimento”, afirmou.
A Kyndryl contratou a empresa Coleman Parkes Research para entrevistar 500 tomadores de decisão, incluindo CTO/CIOs, diretores de TI e líderes empresariais de empresas de todos os setores e governos, de diferentes tamanhos, com diferentes níveis de dependência do mainframe e em diferentes pontos de sua jornada de modernização.
Fonte: INFORCHANNEL.