Alura: quatro IAs Generativas que podem impulsionar o crescimento de PMEs

Gostou do conteúdo, compartilhe já:

Adriano Almeida, ,especialista da Alura Para Empresas diz que a tecnologia ajuda as companhias a serem mais competitivas com ganho de produtividade e automação de tarefas

Uma pesquisa da Microsoft com a Edelman revela que 98% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão passando por uma Transformação Digital e identificando efeitos positivos nesse processo. E, com o boom da Inteligência Artificial (IA) nos últimos anos, não há dúvidas de que essa tecnologia também é parte do planejamento de uma boa parcela das companhias; afinal, outro levantamento, desta vez produzido pela Deloitte, indica que a cada 10 empresas brasileiras, 7 vão investir na ferramenta ainda este ano.

Para Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e líder da unidade de negócios Alura Para Empresas, esse movimento acontece pelo custo acessível e agilidade que o recurso proporciona no dia a dia das organizações menores. “PMEs possuem sensibilidade no ganho de produtividade das operações, mas com a IA, principalmente IAs Generativas como o ChatGPT, é gerada uma automação de tarefas e otimização de atividades que antes só seriam possíveis mobilizando setores inteiros. Com isso, é criado um novo cenário para que elas cheguem mais competitivas ao mercado e impulsionem seus negócios”, diz.

A adoção de soluções de IA passou a ser ainda mais popular há poucos meses, então é difícil dizer para onde ela vai caminhar e o tamanho do seu impacto no futuro 

No entanto, o executivo ressalta que o potencial dessa tecnologia ainda está sendo explorado, por isso é importante que os empreendedores estejam abertos à sua experimentação. “A adoção de soluções de IA passou a ser ainda mais popular há poucos meses, então é difícil dizer para onde ela vai caminhar e o tamanho do seu impacto no futuro. Por outro lado, se as lideranças encararem os desafios desse contexto, engajando colaboradores a adotarem a ferramenta e ensinando os times a como fazer isso, não há dúvidas de que terão a chave do sucesso em suas mãos”, afirma.

Ferramentas de IAs generativas disponíveis para PMEs
A integração de tecnologias de IA Generativa com outras ferramentas no-code de automação de processos, como o Zapier, estão abrindo uma nova miríade de produtividade para as PMEs. Alguns exemplos que já foram incorporados por muitas empresas são:

ChatGPT
 O sucesso da Open AI lançado no final de 2022 tem contribuído com a performance das equipes de várias áreas, impulsionando ideias, roteiros, planejamentos e ações para as mais diversas frentes da operação. Por esse motivo, um levantamento realizado pela própria Alura com 63 mil participantes da “Imersão Inteligência Artificial”, que teve mais de 124 mil inscritos, destaca que 70% dessas pessoas já tiveram algum contato com a ferramenta.

Ferramentas visuais
 O Photoshop e o grupo de ferramentas que incorporam recursos de criação e edição de imagens também permitem a realização de tarefas com um terço do tempo e esforço que antes eram necessárias. Com isso, e seguindo o mesmo princípio do ChatGPT, o levantamento da Alura revela que 18% dos respondentes já usaram uma delas, o Midjourney, de alguma forma em suas trajetórias.

Ferramentas tradicionais
Outros recursos de IA estão desenvolvendo ferramentas tradicionais, como o Excel, e como já vimos, mais de 80 mil pessoas buscaram cursos sobre a ferramenta na Alura Para Empresas apenas no último ano. A IA, neste caso consegue auxiliar desde o uso básico dos softwares até a análise de dados, o que traz um ganho de produtividade absurdo para as equipes de negócios.

Github Copilot
 Quando o assunto é a área de tecnologia em si, essa ferramenta gera uma vantagem gigantesca para os times na programação de sistemas. Isso ajuda os especialistas de TI a se dedicarem a funções mais estratégicas, principalmente na criação de códigos complexos.

Sobre a Alura Para Empresas
Com mais de 1.400 cursos online, a empresa conta com uma plataforma exclusiva de gestão de aprendizado, oferece apoio em ações de engajamento e na curadoria de conteúdos. além disso, conta com programas personalizados para recrutamento e aceleração de times; criação de oportunidades com impacto social; e projetos de upskilling e reskilling. Até o momento, mais de 5 mil empresas já aderiram às soluções de educação corporativa da Alura Para Empresas, entre elas Banco Pan, Dasa, Banco do Brasil, Localiza e Suzano.

Fonte: INFORCHANNEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *