Quarta geração oferece poder de processamento com eficiência energética para um grande número de aplicações em menor espaço
Reforçando seu compromisso com o mercado brasileiro, a Dell Technologies iniciou a fabricação no Brasil, em sua unidade industrial instalada em Hortolândia, no interior de São Paulo, de sua nova linha de servidores Dell PowerEdge R6615 com Processadores AMD EPYC de 4ª geração. Os equipamentos são baseados nas mais recentes arquiteturas “Zen 4” e “Zen 4c”, proporcionando ganhos de performance e eficiência energética relevantes em relação às gerações anteriores.
O modelo PowerEdge R6615 foi projetado para atender às demandas das cargas de trabalho exigentes de análise de Dados e computação intensiva. Com opções flexíveis de armazenamento de baixa latência, esses servidores oferecem desempenho excepcional em uma configuração compacta de 1U. Além disso, eles são compatíveis com refrigeração a ar e líquida direta (DLC), proporcionando uma solução flexível e eficiente. Essa combinação de desempenho e eficiência permite aos clientes maximizarem a capacidade de processamento em seus Data Centers, reduzindo custos e aumentando a sustentabilidade.
Com opções flexíveis de armazenamento de baixa latência, esses servidores oferecem desempenho excepcional em uma configuração compacta de 1U
Os Processadores AMD EPYC de 4ª geração oferecem até 128 núcleos por soquete, com suporte para memória DDR5 e PCIe Gen 5. Estudos internos conduzidos pela Dell Technologies mostraram uma economia significativa na aquisição de servidores ao consolidar os servidores Dell PowerEdge R6515 com Processadores AMD EPYC de 3ª geração em servidores R6615 com Processadores AMD EPYC de 4ª geração, fabricados no Brasil. Com a redução do número de servidores pela metade, houve uma economia anual em custos operacionais.
Com recursos de ponta para aceleração de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML), esses processadores são ideais para cargas de trabalho emergentes, entregando inovação, desempenho de alto nível e excelente Custo Total de Propriedade (TCO) para cargas de trabalho tradicionais, incluindo: armazenamento definido por software; análise de dados; virtualização densa; e Virtualização de Arquivo de Rede (NFV) com um software de código aberto (OpenStack) para redes de telecomunicações. Além disso, eles garantem maior capacidade de consolidação, proporcionando maior desempenho e eficiência.
O servidor PowerEdge R6615 foi projetado com foco na densidade de máquinas virtuais, oferecendo maior capacidade de memória e suporte a SSDs NVMe de baixa latência em uma solução RAID. Com recursos de segurança integrados em todas as fases do ciclo de vida do servidor, incluindo autenticação baseada em múltiplos fatores e controles de acesso baseados em funções, o PowerEdge R6615 oferece uma solução resiliente e confiável.
“Na AMD estamos empenhados em fornecer as melhores tecnologias para que nossos clientes possam focar em suas jornadas de Transformação Digital e inovação, com excelente performance, segurança e eficiência energética” conta Alexandre Amaral, diretor de Cloud e Data Center na AMD Brasil. “Estamos felizes em colaborar com a Dell para trazer soluções de ponta ao mercado brasileiro, permitindo que nossos clientes foquem no sucesso de seus negócios.”
“O lançamento desse produto com fabricação local reforça o compromisso da Dell Technologies em fornecer soluções de alto desempenho e eficiência energética para os nossos clientes no Brasil”, afirma Fabio Gordon, gerente de Soluções de Datacenter da Dell Technologies. “Com essa nova geração de servidores, a Dell oferece uma infraestrutura robusta e flexível, capaz de atender às necessidades das cargas de trabalho mais exigentes.”
Especificações técnicas
O PowerEdge R6615 é um servidor de 1U e um soquete que oferece mais densidade de máquinas virtuais do que as gerações anteriores. O design fino oferece maior potência de processamento em um formato compacto, limitando a expansão do espaço ocupado pelo datacenter sem impactar o desempenho.
Produto: Dell PowerEdge R6615
Chassi: Servidor em rack de 1U
Controladores de armazenamento: Controladores internos (RAID): PERC H965i, PERC H755, PERC H755N, PERC H355, HBA355i; Inicialização interna: Boot Optimized Storage Subsystem (BOSS-N1): HWRAID 2 x M.2 SSDs NVMe ou USB; HBA externo (não RAID): HBA355e; Software RAID: S160
Armazenamento frontais: Com 4 unidades SAS/SATA (disco rígido/SSD) de 3,5 polegadas, máx. de 80 TB; com 8 NVMe (SSD) de 2,5 polegadas, máx. de 122,88 TB; até 10 SAS/SATA/NVMe (disco rígido/SSD) de 2,5 polegadas, máx. de 153,6 TB
Armazenamento traseiros: Com 2 unidades SAS/SATA (disco rígido/SSD) de 2,5 polegadas, máx. de 30,72 TB
CPU: Suporta Processadores AMD EPYC de 4ª geração com arquitetura “Zen 4c” e até 128 núcleos e Processadores AMD EPYC de 4ª geração com até 96 núcleos.
Memória RAM: 12 slots DDR5 DIMM, compatível com RDIMM de 3TB* (máx.), velocidade de 4800 MT/s; suporta somente DIMMs registrados ECC DDR5
Fonte de alimentação: Fontes de alimentação Titânio de 700 W/1100 W/ 1800 W, 200 a 240 V CA ou 240 CCAT e Platinum de 800 W/1400 W, 100 a 240 V CA ou 240 CCAT, redundante de troca a quente. Com de troca a quente com redundância completa.
Sistema operacional e hypervisors:
Canonical Ubuntu Server LTS
Microsoft Windows Server com Hyper-V
Red Hat Enterprise Linux
SUSE Linux Enterprise Server
VMware ESXi
Fonte: INFORCHANNEL.