Utilizando a arquitetura desagregada exclusiva dos processadores Meteor Lake, as duas empresas estão habilitando novos recursos baseados em IA para usuários de PC
A Microsoft e a Intel estão trabalhando juntas para impulsionar o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) na computação pessoal (PC). Na conferência Build 2023 da Microsoft, a Intel e a Microsoft apresentaram os recursos habilitados para IA dos próximos processadores de PC cliente Meteor Lake da Intel. Utilizando a arquitetura desagregada exclusiva dos processadores Meteor Lake, a Intel e a Microsoft estão habilitando novos recursos baseados em IA para usuários de PC – incluindo novos recursos de multimídia como reenquadramento automático e detecção de edição de cena no Adobe Premiere Pro e aprendizado de máquina mais eficaz.
O Meteor Lake é um marco significativo na evolução não apenas na computação pessoal, mas também na forma como as pessoas interagem com a tecnologia. Começa com o design de sistema em chip (SoC) “chiplet”, que permite à Intel fornecer propriedades intelectuais avançadas (IPs) e processos de ponta para otimizar o desempenho relevante do segmento e reduzir o consumo de energia. Isso permitiu que o Meteor Lake fosse a primeira plataforma de PC da Intel com uma VPU neural integrada, um mecanismo de IA dedicado integrado diretamente no SoC para alimentar modelos de IA executados com eficiência. Com o novo VPU neural combinado com poderosos aceleradores de IA na CPU e na GPU, que a Intel tem suportado por várias gerações, o Meteor Lake desempenhará um papel crucial na formação do futuro da inovação e das experiências de PC para consumidores e empresas de todos os setores.
E este é apenas o começo. A Intel e seus parceiros na categoria de PCs estão no início de uma emocionante jornada de vários anos de transformação em escala acelerada por IA. No próximo ano, a Intel pretende enviar milhões de unidades do Meteor Lake com seu mecanismo de IA dedicado. À medida que a Intel cresce ainda mais com as gerações subsequentes de produtos, esse aumento maciço em escala e volume colocará experiências aceleradas por IA nas mãos de centenas de milhões de pessoas e permitirá a colaboração inteligente, a velocidade de processamento e os recursos necessários para impulsionar mudanças sem precedentes.
Habilitando o ecossistema de parceiros de PC
Juntos, o Meteor Lake e o Windows 11 serão dimensionados em todo o ecossistema com os parceiros OEM e ISV da Intel e da Microsoft. É uma colaboração com a qual ambas as equipes estão incrivelmente entusiasmadas. E para a comunidade de desenvolvedores que é tão importante para dar vida a isso, o Windows representa o local ideal para executar modelos de IA para alcançar essa enorme base de usuários.
“Estamos entusiasmados em colaborar em IA com a Intel com a escala que o Meteor Lake trará para o ecossistema Windows PC. Juntos, estamos permitindo que os desenvolvedores usem o ONNX Runtime e as cadeias de ferramentas relacionadas para executar seus modelos de IA de maneira ideal na plataforma Windows”, disse Pavan Davuluri, vice-presidente corporativo de Windows Silicon & System Integration da Microsoft.
Além do ONNX-RT, com o Meteor Lake, os desenvolvedores podem esperar:
– Aproveitando as ferramentas do desenvolvedor, incluindo o suporte ONNX Runtime ativado por OpenVino-EP e DirectML-EP.
– Aprendizado de máquina mais eficaz em WinML/DirectML para aceleração de VPU neural e GPU.
– Efeitos do Microsoft Studio, incluindo desfoque de fundo, enquadramento automático dos olhos e foco na voz.
Segundoa Intel, a indústria de PCs está em um ponto de inflexão significativo. A Intel e a Microsoft estão trabalhando juntas para trazer novos recursos habilitados para IA para a experiência do PC, apoiando o ecossistema mais amplo de parceiros da indústria de PC para colocar essas novas experiências nas mãos de milhões de usuários de PC.
Fonte: INFORCHANNEL.