Previsão é de que 75% das organizações terão implementado um programa de sustentabilidade de infraestrutura de Data Center até 2027, contra menos de 5% em 2022
De acordo com estimativas do Gartner, 75% das organizações terão implementado um programa de sustentabilidade de infraestrutura de Data Center até 2027, impulsionado pela otimização de custos e pressões das partes interessadas, contra menos de 5% em 2022. “As responsabilidades pela sustentabilidade estão sendo cada vez mais passadas dos CIOs para os líderes de infraestrutura e operações (I&O) para melhorar o desempenho ambiental de TI, principalmente em torno dos Data Centers”, disse Autumn Stanish, analista sênior do Gartner. “Isto levou muitos ao caminho de maiores gastos e investimentos em soluções ambientais, mas o impacto ambiental não deve ser o único foco. A sustentabilidade também pode ter um impacto positivo significativo em fatores não ambientais, como marca, inovação, resiliência e atração de talentos”, observou.
De acordo com a pesquisa do Gartner, mais de 85% dos líderes empresariais concordam que a sustentabilidade é um investimento que protege a organização contra interrupções
De acordo com uma pesquisa do Gartner com 221 entrevistados da América do Norte, Europa e APAC realizada no segundo semestre de 2022, o desempenho ambiental da infraestrutura de TI é apenas uma faceta de uma forte estratégia de sustentabilidade de I&O, com a maioria dos benefícios de sustentabilidade sendo indiretos.
“O sucesso no alinhamento da estratégia de I&O com resultados críticos de negócios requer uma abordagem mais abrangente que reconheça os benefícios indiretos que vêm com operações de TI sustentáveis”, disse Stanish. “Isso é verdade especificamente para organizações nas quais a TI é importante para os negócios, como serviços financeiros”, completou.
De acordo com a pesquisa do Gartner, os três principais benefícios indiretos incluem:
1. Custos reduzidos
A ação mais eficaz que os líderes de I&O podem tomar para o meio ambiente e seu orçamento é adiar a compra de novos equipamentos e gerenciar, otimizar ou reimplantar melhor os que já possuem. De acordo com o Gartner, as organizações podem obter até 60% de economia de custos simplesmente estendendo a vida útil do produto de três para cinco anos. Além disso, otimizar para melhor utilização do servidor e capacidade de armazenamento é outra maneira de reduzir o desperdício e economizar dinheiro.
2. Inovação
As organizações estão usando estratégias sustentáveis para impulsionar a inovação e o crescimento por meio de novos produtos e modelos de negócios. Os fornecedores de hardware de tecnologia estão lançando rapidamente novos produtos e serviços baseados em tecnologia de IA, insights analíticos e modelos de negócios circulares que podem ser aproveitados para inovação. Por exemplo, plataformas abertas de telemetria podem ser implementadas para rastrear e melhorar a eficiência energética, ao mesmo tempo em que oferecem insights críticos para a equipe de TI entender os padrões de uso que podem ser otimizados para um desempenho maior e mais consistente dos sistemas.
“O foco principal de muitas empresas com uma estratégia de sustentabilidade é, na verdade, como elas podem usá-la para impulsionar a inovação, a diferenciação e o crescimento por meio de novos produtos e modelos de negócios”, disse Stanish. “No entanto, menos da metade dos líderes de I&O com quem conversamos estão aproveitando os benefícios de negócios além da redução dos custos de energia”, afirmou
3. Melhor gerenciamento e mitigação de riscos
Em um mercado interrompido por flutuações de preços e restrições de fornecimento, as organizações podem obter maior resiliência e melhor gerenciamento e mitigação de riscos adotando práticas sustentáveis de reciclagem e utilização de recursos. Isso inclui organizações que usam energia renovável, gerando sua própria energia e reutilizando e redistribuindo equipamentos o máximo possível.
De acordo com a pesquisa do Gartner, mais de 85% dos líderes empresariais concordam que a sustentabilidade é um investimento que protege a organização contra interrupções.
Fonte: INFORCHANNEL.