A Netskope, empresa de Security Service Edge (SSE) e Zero Trust, anunciou nesta quarta-feira (1/6) que adquiriu a WootCloud, uma empresa especializada na aplicação dos princípios Zero Trust à segurança de IoT. A aquisição traz para a plataforma de segurança HyperContext da Netskope WootCloud visibilidade, contexto e remediação de ameaças de ponta a ponta para dispositivos gerenciados e não gerenciados, e estenderá os recursos SSE e Zero Trust da Netskope para proteger dispositivos IoT corporativos em escala. Os termos financeiros da aquisição não foram divulgados.
O enorme volume de dispositivos conectados à Internet continua a se expandir. Em 2025, haverá 55,7 bilhões de dispositivos IoT conectados, gerando quase 80B zettabytes (ZB) de dados. A tecnologia WootCloud permitirá que os clientes da Netskope suportem políticas centradas no usuário e no dispositivo com os princípios Zero Trust aplicados para controlar o acesso e as interações com dados críticos. Como observa o Gartner, até 2026, 50% das organizações priorizarão recursos avançados de segurança para inspeção de dados em repouso e em movimento como critério de seleção para SSE, acima dos 15% em 2021.
Fundada em 2016 em San Jose, Califórnia, a WootCloud oferece descoberta, classificação e controle de dispositivos para ajudar os clientes a obter visibilidade e contexto profundos em todos os dispositivos em suas redes (gerenciados e não gerenciados) e fornecer uma avaliação de risco e ameaça para dispositivos que pode ser aproveitado dentro de uma estratégia de segurança de IoT mais ampla. A plataforma baseada em Nuvem da WootCloud é capaz de coletar bilhões de medições diárias das características do dispositivo, e esses dados de telemetria são analisados usando modelos proprietários de IA/ML para classificação de dispositivos, avaliação de riscos e detecção de ameaças.
Os casos de usos críticos do WootCloud incluem:
– Classificação e visibilidade de dispositivos para descobrir dispositivos gerenciados e não gerenciados, classificar e fornecer informações contextuais e fornecer insights profundos que “atualizam” um inventário de ativos;
– Device Risk, verificado dinamicamente pelo monitoramento contínuo em tempo real para detectar comportamentos maliciosos e trocar atributos do dispositivo com ferramentas de operações de segurança para ações corretivas;
– Controle de acesso e segmentação para oferecer agrupamento dinâmico de ativos, automatizar a segmentação de rede e facilitar várias ações usando o Network Access Control (NAC), firewalls, pontos de acesso e outras tecnologias existentes; e
– Gerenciamento de ativos de segurança cibernética para impulsionar a conformidade com as políticas corporativas e obter insights sobre o uso de licenças, ajudando a otimizar todo o ambiente de TI.
“Proteger um ambiente de trabalho híbrido inclui a capacidade de estabelecer confiança zero adaptável entre usuários, dispositivos, redes, aplicativos e dados – aumentando a confiança na aplicação de políticas em todos os lugares”, disse Sanjay Beri, CEO e cofundador da Netskope. “A tecnologia inovadora da WootCloud ampliará ainda mais os recursos SSE e Zero Trust líderes do setor da Netskope, garantindo que os dados críticos sejam protegidos da rede para a nuvem e para dispositivos corporativos de IoT, completou”.
“A Netskope é líder inquestionável em Security Service Edge e Zero Trust, e faz todo o sentido combinar e estender nossos recursos coletivos para proteger dispositivos corporativos de IoT em escala”, disse Amit Srivastav, CEO da WootCloud. “Estamos muito orgulhosos do que alcançamos com a WootCloud e estamos entusiasmados por nos juntarmos à Netskope para esta próxima etapa da jornada de crescimento”, finalizou.
Fonte: INFORCHANNEL.