Estudo da ISG aponta crescimento de plataformas Low-code e No-code

Gostou do conteúdo, compartilhe já:

Elas aumentam a facilidade, o tempo de lançamento no mercado e a flexibilidade dos esforços de desenvolvimento, ao mesmo tempo que abrem o processo para uma gama mais ampla de funções

Tanto as empresas quanto os provedores de serviços estão usando plataformas Low-code e No-code (LCNC) em um número crescente de tarefas de desenvolvimento de aplicativos, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pela Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria tecnológica.

O relatório global Next-Gen ADM Solutions 2023 ISG Provider Lens conclui que as plataformas LCNC aumentam a facilidade, o tempo de lançamento no mercado e a flexibilidade dos esforços de desenvolvimento, ao mesmo tempo que abrem o processo para uma gama mais ampla de funções. As plataformas, que permitem que funcionários não técnicos criem aplicações com técnicas de arrastar e soltar, levaram a um aumento exponencial de desenvolvedores cidadãos.

Quando vários usuários começam a acessar dados organizacionais para criar aplicativos, a equipe de TI precisa controlar cuidadosamente o acesso a esses dados

“Democratizar o desenvolvimento de aplicações torna as empresas mais ágeis, porque permite que os usuários empresariais contribuam para soluções que atendam às suas necessidades”, disse Shafqat Azim, parceiro do ISG e líder nas Américas de Transformação Digital. “Ao depender menos de equipes de TI especializadas, eles podem colocar o software em produção com mais rapidez”, completou.

Espera-se que cerca de dois terços do desenvolvimento de aplicações por empresas e prestadores de serviços tenham em breve um componente LCNC, afirma o relatório. A rápida adoção está levando os fornecedores de LCNC a inovar, com a maioria dos fornecedores de plataformas usando IA e IA generativa para adicionar recursos que ajudam as empresas a lançar software no mercado ainda mais rápido.

O quanto as plataformas LCNC podem acelerar o desenvolvimento depende da complexidade da aplicação, afirma a ISG. As empresas podem implementar software básico com requisitos simples e funcionalidade limitada em poucas horas ou minutos, enquanto aplicações maiores, como plataformas de comércio eletrônico, que exigem fluxos de trabalho e integrações complexos, podem levar semanas ou meses.

Os três principais setores que adotam as ferramentas são serviços financeiros, serviços empresariais e manufatura, afirma o relatório. As organizações do setor público, que estão apenas a começar a adotar o LCNC, estão agora a interagir com fornecedores que estão a desenvolver plataformas para este mercado.

A IA acelerou a adoção do LCNC, facilitando o uso de estruturas e blocos de código pré-construídos, afirma o relatório. Os fornecedores estão oferecendo componentes, modelos e prompts pré-construídos que podem ser facilmente personalizados, e algumas plataformas de teste LCNC usam IA para construir mapas de conhecimento em todo o cenário de TI para tarefas como gerenciamento de aplicativos. A crescente integração com ferramentas generativas de IA, especialmente ChatGPT, apoia o desenvolvimento assistido impulsionado pelo processamento de linguagem natural.

“As plataformas baseadas em IA facilitam tanto a construção de aplicações que o número de usuários está crescendo exponencialmente”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “Esperamos que essa tendência cresça em vários casos de uso”,comentou.

A ascensão das plataformas LCNC que permitem que muito mais usuários desenvolvam software aumentou as preocupações sobre a integração e gestão de dados, afirma o ISG. Quando vários usuários começam a acessar dados organizacionais para criar aplicativos, a equipe de TI precisa controlar cuidadosamente o acesso a esses dados. Os fornecedores de plataformas LCNC estão integrando controles de acesso a dados com camadas de dados virtualizadas que permitem aos usuários vincular vários sistemas legados.

O relatório também explora outras tendências globais no desenvolvimento de LCNC, incluindo o papel do LCNC na otimização de processos e o impacto dos centros de capacidade globais estabelecidos pelas empresas.

O relatório global Next-Gen ADM Solutions 2023 ISG Provider Lens avalia as capacidades de 24 provedores em um quadrante: plataformas de desenvolvimento Low-code/No-code. O relatório nomeia Airtable, Appian, Mendix, Microsoft, OutSystems, Pega, Salesforce, ServiceNow, UiPath e Zoho como líderes no quadrante.

Além disso, GeneXus (Globant) e Kissflow são apontadas como Rising Stars – empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – no quadrante.

Fonte: INFORCHANNEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *